quinta-feira, 3 de abril de 2014

Passeio Semanal - 25 de Março de 2014

E ai galera...

Todas as terças-feiras, como todos já sabem o  APL faz o seu passeio semanal, saindo do calçadão do Bairro 13 de Julho em Aracaju, ali perto do quiosque do côco. Se não sabiam, agora sabem! O ritmo é tranquilo, ritmo de passeio mesmo, tipo 11 a 15 km /h (no plano).
Toda semana é uma surpresa para os ciclistas que acompanham o APL, a surpresa é tanto para os iniciantes quanto para os veteranos, os participantes não tem ideia para onde vai o passeio, só sabem quando chegam ao destino, tudo isso é pra manter a segurança dos ciclistas. Todos que acompanham estão cansandos de saber, então vamos lá para o passeio do dia 25.

Na ordem temos os monitores Risadinha, Rafael, Junior, Erinaldo, Tasso, Eduardo, Olanda, Aldryn, Luiz e Leo. Tá parecendo um time de futebol essa equipe, nessa pose. Rsrs....  


Depois da foto vamos botar esse pessoal pra pedalar, vamos lá, pé na estrada ou seria pneu na estrada? Não importa, vamos que bora.
Nesse dia 25 de março o passeio contou com a participação de 150 ciclistas, 30% eram iniciantes no passeio (estatística por amostragem das conversas com alguns participantes). Todos apostos para iniciar o passeio? Ok, vamos lá....



O passeio saiu pela Av. Beira Mar, quem acompanha o grupo, começa a especular e tem quase certeza e ainda arriscam que o passeio tem 70% de chance de ir para um bairro da Zona Norte de Aracaju ou para as cidades de Nossa Senhora do Socorro ou Barra dos Coqueiros.
Quem tá lendo agora e nunca foi em um passeio do APL, deve tá lendo pra saber pra onde vai e qual a distância percorrida pelo grupo, no meio do caminho as coisas vão se esclarecendo aos poucos e suas dúvidas serão tiradas.  

Bom, o passeio saiu pela Av. Beira Mar sentido centro, os ciclistas eram (e são) orientados a manterem-se na formação de 2 a 2, mas se por caso os participantes não ouvirem a orientação, nós mostramos par ele. Você pergunta Como?
Simples, limitando a passagem para apenas duas bicicletas :D, O monitor Aldryn demostrando o estreitamento da para que os ciclistas façam o 2x2. Tudo que fazemos é para manter segurança dos ciclistas e deixar o trânsito de veículos fluindo sem muito transtorno.


Passando pelo Bairro Industrial, zona norte de Aracaju, o passeio poderia pegar qualquer destino, tipo os bairros Santo Antonio e Porto Dantas ou Nossa Senhora do Socorro ou quem sabe talvez subir a ponte e ir até Barra dos Coqueiros.


Pois bem, foi isso que aconteceu, o passeio subiu a ponte Aracaju-Barra, fato que desesperou alguns iniciantes, mas muitos outros encararam isso como um desafio a ser cumprido. Ainda bem, houve apenas a desistência de um iniciante, e, conversando, tentamos convencê-lo de ir até o final, mas não deu! Ele prometeu ir outro dia, terça-feira esperamos por ele novamente.

Depois de subir a ponte, o grupo se aglomerou do outro lado, na faixa da direita, esperando os demais para não deixar ninguém pra trás como é em todos os passeios, e assim foi durante esse.



Todos juntos, vamos seguir viagem!
O passeio segui com o destino Atalaia Nova, terra do nosso do monitor Rafael Barbosa, que faz esse trajeto diariamente com sua bicicleta.


Apesar da péssima iluminação pública da pista que liga a Barra dos Coqueiros ao bairro de Atalaia Nova, A fotógrafa monitora Aline Medeiros conseguiu captar belas imagens com as técnicas utilizadas por ela, e a maioria das fotos tiradas, foram pedalando.  

Depois de 16 km de pedalada  muitos queriam descansar um pouco, dar uma esticadinha nas pernas, tomar um refrigerante ou água de coco. Ouros queriam curtir uma cerveja bem gelada pra relaxar os músculos...

Chegamos então ao bar do seu Salestino, que achou interessante e ficou surpreso com a quantidade de ciclistas. O bar estava aberto para atender os ciclistas sedentos. Observação: estava aberto graças as negociações prévias, porque se não estivesse, ficaríamos no desespero. É dificil ter algo aberto na terça-feira a noite, imagine na Atalaia Nova? Ainda mais de 21:00 horas, qual bar estaria aberto? Tudo isso é acertado para evitar transtornos. O bar fica no final de linha dos ônibus, na nova orla de Atalaia Nova, que só tem quadras e é muito mal iluminada.


Na parada os ciclistas puderam descasar e contemplar as luzes de Aracaju. Na ocasião, a ciclista Valquíria Oliveira foi homenageada pela superação da primeira Trilha APL para Iniciantes e também por ser uma participante ativa do APL. Nessa homenagem não esperada por ela,  ficou surpreendida pela atenção e pelo carinho demostrado pela turma que constrói o Aracaju Pedal Livre.

Foi uma homenagem singela, um porta retrato com uma foto da primeira trilha praticada por ela.


    
Ainda tem a volta para 13.

Ida e volta foram ao total 32 km percorrido pela turma do APL, todos voltaram juntinhos... Família que sai unida, retorna unida e foi o caso de casal Heitor Marques e Tania Mara e a filhinha Blenda, que a monitora Olanda considera a mascote do APL.


Mas para aquela pessoal que não aguentavam mais pedalar os monitores davam aquele velho empurrãozinho, muitas vezes, como a demanda é muita os empurrõezinhos eram dados pelos paceiros de pedal que tem um pouco a mais de gás. A monitora Olando precisou de uma mão amiga para subir a ponte na volta para Aracaju.

Como na ida, na volta esperamos o povo juntar para continuarmos a viagem, alguns ficaram pelo bairro Industrial, moravam ali ou em outros bairro da zona norte. 



Veja de alguns empurrõezinhos...




Deixe comentários com sugestão de postagem, sugestão de roteiros para APL fazer seu passeio semanal.

Gostaram? Então não percam os próximos passeios!

Mais fotos:
Álbum I
Álbum II

Acompanhe o APL nas redes sociais:
Grupo no Facebook: Aracaju Pedal Livre
Fanpage: Aracaju Pedal Livre: Um Convite ao Prazer
Twitter: @ajupelivre

Fotos: Aline Medeiros
Texto: Rafael Barbosa
Redação:Aline Medeiros

Saudações,
Equipe




Comentários
1 Comentários

Um comentário: