Passamos todos os dias por novos adeptos ao ciclismo e que bom que seja assim sempre para que mais pessoas venham para esse mundo de duas rodas sem motor, ganha o comercio e ganha o esporte. Grande parte desse crescimento em poucos anos aqui e no Brasil são os grupos de pedal criados por pessoas dedicadas ao esporte.
![]() |
Monitores do APL |
O titulo do texto “Comprei uma bicicleta legal, capacete, sapatilha e tudo mais agora vou pedalar!” essa pergunta muita gente se faz, seja iniciante ou aquele já tenha vivência e queira integrar em um grupo que tenha mais afinidade com sua classificação, uma classificação padrão entre a maior parte dos grupos de ciclismo que são: iniciante, moderado, avançado ou experiente. Agora em qual eu entrarei? Qual posso ter condição? Qual será o mais indicado para meu equipamento?
![]() |
Independente do estado e região, cada grupo tem sua indicação, alguns são de passeio, outros de treino, outros de viagens, outros de ativistas de mobilidade, outros de mobilização para questões diversas envolvendo caridade e outros assuntos enfim, cada um tem suas restrições e regras, que são tanto para a segurança dos organizadores e para os participantes, pois cada movimento que gere um trauma, alguém vai ser responsabilizado, pois o participante é o guiado e segue o líder, daí a responsabilidade da liderança.
Perguntas feitas pelo imaginário das pessoas quando estão chegando, varias perguntas dessas eu respondo, e são basicamente as mesmas questões, e algumas vezes procuram explicação do “porque” não é aceita em determinados grupos, pensando nisso vamos colocar alguns pontos:
![]() |
Conduta do participante:
3 – Itens de segurança como câmaras de ar, remendos, capacete, luvas e etc. Os passeio produzem um release (recado, chamada, cartaz) para avisar de como vai ser o tramite do passeio. Então providencie! Não seja irresponsável com você mesmo, e nem com o grupo, pois exige muito tempo e trabalho na realização. Portanto providencie! È o mínimo esperado.
4 – Durante o passeio respeite as orientações do guia, a trilha ou o passeio. Essa recomendação é necessária por que o caminho sempre é previamente conferido e o participante não conhece a direção, então faça sua parte. Ouça e obedeça para curtir o passeio tranqüilo sem acidentes, por isso obedeça aos guias!
6 – Durante o passeio ou a trilha nunca saia da sua posição para ocupar o lugar do guia, não sai em disparada na frente, isso pode levar aos outros participantes a seguirem, ai fica a pergunta. O caminho quem conhece? O participante que saiu em disparada desrespeitando as orientações do grupo a qual o mesmo procurou entrar ou o guia ao qual você esta no grupo e esse mesmo grupo que teve todo o trabalho de mobilizar recursos para providencias o passeio? A conduta é seguir o guia! Ele sabe aonde deve ir.
Acompanhe o APL nas redes sociais:
Texto: Sidney Ricardo Magal.
1 – Cada grupo tem regras para segurança do organizador e do participante, isso ajuda a manter um nível de segurança do grupo tem para oferecer a todos. Então para participar e ser aceito é necessário obedecer e respeitar algumas regras próprias de cada grupo, pois a pessoa ou o grupo que oferece um trabalho gratuito que exige tempo e esforço para realizar semanalmente.
2 – Mantenha seu equipamento em condição de funcionamento por que durante o passeio pode acontecer uma falha, que é normal, mas não é admissível o ciclista não manter seu equipamento em condição e desleixo é porta aberta para uma falha mecânica ai todo passeio fica imobilizado para ajudar no reparo, como acontece na maior parte das vezes o equipamento não tem reparo e todo o passeio vai ser prejudicado por ter que esperar, e isso não é justos com o outro que mantenha seu equipamento em dia.


5 – Obedeça ao Maximo os horários de concentração! Na realização de um passeio os guias e o grupo fazem uma estimativa de tempo entre inicio e fim, então respeite essa condição, pois quem tem a culpa de perde à trilha ou o passeio é sua! O grupo e nem o guia tem culpa de não ter que espera cinco minutinhos por você estar atrasado, fique ligado.

7- Durante a parada de descanso fique atento ao aviso do guia na saída e chegada! O tempo é essencial para a organização, então respeite e fique pronto aos avisos.
8 – Durante a sua participação no grupo mantenha uma vida saudável no convívio com a comunidade, nada de fofocas, disse me disse, mantenha a ética e uma boa relação entre os novos amigos, ali tem esposas, esposos, namoradas, namorado, padres, mecânicos, policiais, juízes somos muitos e variados e todos somos adultos. O bom comportamento e discrição vai dizer muito sobre você aos moderadores do grupo .
9 – Ajude ao seu grupo, promova, ofereça suas habilidades para ajudar, pois na maioria dos grupos é tudo feito de forma voluntaria. O organismo vivo de cada passeio precisa renovar suas reservas, mas peça permissão nunca aja sem consulta, pense nisso!
10 – Seja disciplinado mantenha sua boa forma, dependendo do estilo do grupo, além do pedal semanal, dedique-se a treinar para estar em forma, pois mesmo um passeio tranqüilo exige do seu corpo, o mantenha em dia.
Logo listarei mais outras questões, aguardem!
Continue ao vento.
Acompanhe o APL nas redes sociais:
Grupo no Facebook: Aracaju Pedal Livre
Twitter: @ajupelivre
Texto: Sidney Ricardo Magal.
Saudações,
Equipe