quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Quero pedalar em grupo! Aonde vou?


Passamos todos os dias por novos adeptos ao ciclismo e que bom que seja assim sempre para que mais pessoas venham para esse mundo de duas rodas sem motor, ganha o comercio e ganha o esporte. Grande parte desse crescimento em poucos anos aqui e no Brasil são os grupos de pedal criados por pessoas dedicadas ao esporte.
Monitores do APL

O titulo do texto “Comprei uma bicicleta legal, capacete, sapatilha e tudo mais agora vou pedalar!” essa pergunta muita gente se faz, seja iniciante ou aquele já tenha vivência e queira integrar em um grupo que tenha mais afinidade com sua classificação, uma classificação padrão entre a maior parte dos grupos de ciclismo que são: iniciante, moderado, avançado ou experiente. Agora em qual eu entrarei? Qual posso ter condição? Qual será o mais indicado para meu equipamento?



Independente do estado e região, cada grupo tem sua indicação, alguns são de passeio, outros de treino, outros de viagens, outros de ativistas de mobilidade, outros de mobilização para questões diversas envolvendo caridade e outros assuntos enfim, cada um tem suas restrições e regras, que são tanto para a segurança dos organizadores e para os participantes, pois cada movimento que gere um trauma, alguém vai ser responsabilizado, pois o participante é o guiado e segue o líder, daí a responsabilidade da liderança.

Fica a pergunta outra vez. O que faço para ser aceito? O que eu tenho que ter para saber em que grupo eu participo? Como vou saber se estou apto para estar dentro desse universo?
Perguntas feitas pelo imaginário das pessoas quando estão chegando, varias perguntas dessas eu respondo, e são basicamente as mesmas questões, e algumas vezes procuram explicação do “porque” não é aceita em determinados grupos, pensando nisso vamos colocar alguns pontos:



Conduta do participante:

1 – Cada grupo tem regras para segurança do organizador e do participante, isso ajuda a manter um nível de segurança do grupo tem para oferecer a todos. Então para participar e ser aceito é necessário obedecer e respeitar algumas regras próprias de cada grupo, pois a pessoa ou o grupo que oferece um trabalho gratuito que exige tempo e esforço para realizar semanalmente.

2 – Mantenha seu equipamento em condição de funcionamento por que durante o passeio pode acontecer uma falha, que é normal, mas não é admissível o ciclista não manter seu equipamento em condição e desleixo é porta aberta para uma falha mecânica ai todo passeio fica imobilizado para ajudar no reparo, como acontece na maior parte das vezes o equipamento não tem reparo e todo o passeio vai ser prejudicado por ter que esperar, e isso não é justos com o outro que mantenha seu equipamento em dia.

3 – Itens de segurança como câmaras de ar, remendos, capacete, luvas e etc. Os passeio produzem um release (recado, chamada, cartaz) para avisar de como vai ser o tramite do passeio. Então providencie! Não seja irresponsável com você mesmo, e nem com o grupo, pois exige muito tempo e trabalho na realização. Portanto providencie! È o mínimo esperado.

4 – Durante o passeio respeite as orientações do guia, a trilha ou o passeio. Essa recomendação é necessária por que o caminho sempre é previamente conferido e o participante não conhece a direção, então faça sua parte. Ouça e obedeça para curtir o passeio tranqüilo sem acidentes, por isso obedeça aos guias!

5 – Obedeça ao Maximo os horários de concentração! Na realização de um passeio os guias e o grupo fazem uma estimativa de tempo entre inicio e fim, então respeite essa condição, pois quem tem a culpa de perde à trilha ou o passeio é sua! O grupo e nem o guia tem culpa de não ter que espera cinco minutinhos por você estar atrasado, fique ligado.

6 – Durante o passeio ou a trilha nunca saia da sua posição para ocupar o lugar do guia, não sai em disparada na frente, isso pode levar aos outros participantes a seguirem, ai fica a pergunta. O caminho quem conhece? O participante que saiu em disparada desrespeitando as orientações do grupo a qual o mesmo procurou entrar ou o guia ao qual você esta no grupo e esse mesmo grupo que teve todo o trabalho de mobilizar recursos para providencias o passeio? A conduta é seguir o guia! Ele sabe aonde deve ir.

7- Durante a parada de descanso fique atento ao aviso do guia na saída e chegada! O tempo é essencial para a organização, então respeite e fique pronto aos avisos.

8 – Durante a sua participação no grupo mantenha uma vida saudável no convívio com a comunidade, nada de fofocas, disse me disse, mantenha a ética e uma boa relação entre os novos amigos, ali tem esposas, esposos, namoradas, namorado, padres, mecânicos, policiais, juízes somos muitos e variados e todos somos adultos. O bom comportamento e discrição vai dizer muito sobre você aos moderadores do grupo .

9 – Ajude ao seu grupo, promova, ofereça suas habilidades para ajudar, pois na maioria dos grupos é tudo feito de forma voluntaria. O organismo vivo de cada passeio precisa renovar suas reservas, mas peça permissão nunca aja sem consulta, pense nisso!

10 – Seja disciplinado mantenha sua boa forma, dependendo do estilo do grupo, além do pedal semanal, dedique-se a treinar para estar em forma, pois mesmo um passeio tranqüilo exige do seu corpo, o mantenha em dia.

Logo listarei mais outras questões, aguardem!
Continue ao vento.


Acompanhe o APL nas redes sociais:
Grupo no Facebook: Aracaju Pedal Livre
Twitter: @ajupelivre



Texto: Sidney Ricardo Magal.


Saudações,



Equipe


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário