quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Comportamento , Postura e Segurança no Trânsito .

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No trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania. É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas. “Precisamos nos convencer de que mudanças pessoais necessárias para que haja melhora, dependem unicamente de nós”, explica Eliane Pietsak, pedagoga e consultora do Portal.

Entre carros, pedestre, motos e bicicletas todos tem em comum o ser humano na direção guiando para um destino e muita das vezes levando passageiros ou acompanhando então mais responsável essa condução, pois a responsabilidade passa ser maior, e a vida dos terceiros são suas nesse momento. 

Pensando ainda num espectro maior fora dos capacetes e cockpit dos automóveis temos nossos vizinhos de trânsito que tem as mesmas atribuições. Pensamos agora como é estressante ter essa relação, além do fato da quantidade carros, pouco espaço nas cidades, o clima dependendo da hora, o cansaço do dia e ai vai outras sentenças a serem somadas nessa realidade. Por isso a boa convivência e prudência podem definir um trauma grave, infelizmente quando entramos no trânsito a margem de erros é muito pequena e muitas vezes pra não dizer todas as vezes quando o erro é grave alguém morre, basta irmos num hospital publico e perguntar quantos ali estão pelo trânsito. 

Pensando nisso e pedalando uns dias atrás eu pensei numa pergunta feita por uma amiga que quer usar a bicicleta como meio de locomoção, ai eu pensei numas questões que podem ajudar.

Manutenção

Antes de sair de casa sempre verifique o estado da bicicleta, perceba pneus como esta a calibragem se esta baixo ou não, perceba o esta dos freios aperte os manetes e sinta a resposta do mecanismo, perceba o estado da transmissão seja de único pinhão(catraca) ou de vários piões(marchas), perceba a direção do guidão se esta livre, caso esteja é um bom sinal, caso não sinal ruim. Isso vai te dar uma visão geral da parte mecânica da sua bicicleta durante o uso até o seu destino.

Segurança Pessoal

Bicicleta pronta, checada, vamos a segurança do ciclista! Capacete como em moto também ajuda na proteção de choques e traumas na cabeça, procure usar um capacete que seja arejado , confortável e do tamanho ideal a sua cabeça, é essência que tenha esse requisito para que não fique dançando na sua cabeça durante o movimento do pedalar, isso pode atrapalha sua concentração .

Os veículos além dos alertas luminosos para indicar direção e iluminação dos faróis para situações de pouca visibilidade tem a buzina que produz um alerta sonoro tanto ao pedestre, condutor de motos, veículos e ao ciclista. A bicicleta também tem essa opção sonora com campanhias manuais e elétricas com o mesmo intuito do veiculo, chamar atenção. E o nosso apito que tem sido uma ótima opção para treinos e locomoção , o som é um alerta muito efetivo, por ter a similaridade da atenção onde o motorista reconhece o som com de um agente de transito. Isso tem dois lados, o lado bom que ao som do apito a atenção fica mais alerta pelo motorista, o lado ruim é o uso errado todo momento , toda situação de trajeto por que o motorista pode entender que tem que procurar de onde ou o que fez de errado e fazer uma conversão brusca e aquele que estiver próximo poder ter algum dano. 

Itens de sinalização com lanternas e sinalizadores traseiros e mais o que julgue necessário,no mercado fitas refletivas, coletes com cores fosforescentes, placas com sinalização que pode ser usada na bicicleta como um sinal de atenção ao condutor de veículos e por pedestre, fique bem sinalizado e iluminado a noite, quanto mais ser visível melhor.

Trajeto.

Pense antecipadamente no seu destino, pense em que ruas vai utilizar, as ciclovias que podem ter , isso ajuda na sua postura e segurança, previne prováveis surpresas como fluxo, pois sabendo de onde e como irá até o destino, o fluxo conseqüentemente iremos ter uma idéia dependendo do horário, pois cada um sabe de sua cidade e como ela reage.

Outra parte desse processo é aonde ira estacionar a sua bicicleta, onde pode ser guardada o que é mais familiar a bicicleta é aonde guardar? Pense num bicicletario publico, ou em um amigo próximo, ou uma loja de bikes que conheça e se no local tenha um espaço seguro. E o mais importante um bom cadeado para prender, não vacile tem muito ladrão de olho nas bicicletas.


Tempo

Atento ao tempo, ele muda dependendo do estado brasileiro a condição muda e o condutor de qualquer veiculo tem que ficar com a atenção redobrada. Quando o inverno chega trás chuvas e ela causa buracos no pavimento pó isso atenção elevada a 10 potencia, pois pra um veiculo pesado causa danos na bicicleta não é diferente e dependendo do buraco colhe a bicicleta totalmente daí cuidado! A chuva também implica em baixas temperaturas e diferente de um veiculo fechado estamos exposto ao vento que baixa a sensação térmica e o frio alimenta assim como o vento, use uma capa de proteção, roupas impermeáveis especializada para ciclistas, uma muda de roupa dentro uma mochila impermeável e atenção redobrada mesmo na rua com seus sinalizadores ligados.

No clima quente é usar roupas frescas, o capacete , um protetor solar pra sua pele na indicação certa além de acessórios como manguitos e pernitos, calça, blusas com proteção UV de manga longa ou curta e de novo atenção no transito sempre.

Postura.

O código de leis de trânsito tem deveres e direitos claros para todos transitarem de forma ordenada, mas existe situações e situações, e interpretar a risca onde a realidade não é igual como no código. 

A lei obriga o motorista passar a 1,5m de uma bicicleta ao ultrapassar (art.201 do Código de Trânsito). Essa distância toda tem seus motivos, embora nem sempre sejam claros para quem ainda não experimentou usar a bicicleta no trânsito. Então mesmo que a lei diga uma coisa nem sempre acontece e o lugar mais seguro seria numa ciclovia ou ciclofaixa e na ausência delas fique sempre a direita observando o fluxo e o pavimento para possíveis obstáculos que possam aparecer, a cidade nem sempre é limpa, fique atento.

Na via vale a prudência sempre, atenção redobrada o tempo todo, sempre confie no que você ouve, ver e percebe são nossos retrovisores virtuais por que o ciclistas esta exposto a todos esse estímulos do transito e a nós chega mais rápido do que os outros condutores por meio da nossa mobilidade e campo de visão, basta virar a cabeça e temos ai uma percepção maior, então fique ligado! 


Sinais.

Semáforos em cruzamentos, e interseções são necessários em toda cidade do mundo, seja qual for a língua ele é universal nas cores e funcionamento. As cores representam tanto para o condutor parar ou seguir quanto para o pedestre atravessar ou não, no nosso caso podemos estar na via e seguir com o fluxo ou atravessar a pé empurrando a bicicleta como pedestre. Então vamos as recomendações de esperar as cores certas e avançar, mas atento jamais fique na linha da faixa de pedestre, atento a linha dos veículos parados, avance quando todo o fluxo seguir , isso dá uma margem de proteção se caso algum veiculo avança no amarelo cruzando e colher quem estiver saindo na ponta antes dos fluxo. Além dos veículos temos as motos, ela usam os corredores quando o transito para, posicione-se de forma que não feche o corredor, procure uma posição onde possa estar na direita seguro de uma possível colisão .


Continuem ao vento.

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Texto: Sidney Ricardo Magal.


Saudações,


Equipe




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